sábado, 16 de janeiro de 2010

Séries que marcaram época (2-4)

Kung Fu (1972 – 1975)


A série conta a história do aprendiz de artes marciais, Kwai Chang Caine (David Carradine) que conta com a ajuda de seu mentor no Templo Shaolin, o mestre Kan (Philip Ahn), onde aprendeu a controlar sai força interior e ganhou o apelido de Gafanhoto.
Caine, que não tinha onde ir ou se estabelecer, procurou o Templo Shaolin e foi aceito pelo mestre Kan, mesmo sendo filho de pai americano e mãe chinesa, o que contrariava as premissa Shaolin.
Durante o tempo que permaneceu no templo, Caine aprendeu todos os segredos e técnicas do kung fu, como os estilos animais representando o autocontrole, suavidade, velocidade, paciência e graça. Aprendeu também a caminhar sobre as folhas feitas de arroz com suavidade capaz de não amassá-las e de não produzir ruídos.




Kojak (1973 – 1978)


Visto pela primeira vez em uma participação no filme “The Marcus-Nelson Murders”, o detetive Theo Kojak (Telly Savalas), fez sucesso imediato e a rede CBS decidiu criar a série em outubro de 1973, dois meses após a aparição de Kojak no cinema.
O extravagante e competente tenente de polícia da Manhattan, Kojak, incorporava elementos que aprendia nas ruas, o que causava o espanto de seus superiores. A careca e a mania de chupar pirulitos faziam com que Kojak caísse nas graças do público.
A equipe do 13º Distrito era formada o detetive-chefe Frank McNeil (Dan Frazer), ex-parceiro de Kojak nas ruas, e pelos detetives Saperstein (Mark Russel), Rizzo (Vince Conti), Stavros (George Savalas), além do tenente Bobby Crocker (Kevin Dobson).
Kojak voltou nos anos 80 em dois filmes. A ABC tentou produzir a série em 1989, mas abandonou o projeto na primeira temporada. Desde 2005 o ator Ving Rhames vive Kojak em uma nova série. O sucesso não é tão grande.




O Homem de Seis Milhões de Dólares (1974 – 1978)


Baseado no livro Cyborg, de Martin Caidin, a série contava a hsitória do ciborgue Steve Austin (Lee Majors). No Brasil a série também foi batizada de “O Homem Biônico” ou “Ciborgue: O Homem de Seus Milhões de Dólares”.
O ex-astronauta Steve Austin é coronel e trabalha como agente da OSI (Office Scientific Intelligence) ou Departamento de Inteligência Científica, desde que sofreu um acidente com o avião Northrop HL-10 – mostrado na abertura da série – onde sai machucado e passa por uma cirurgia para a reconstrução de seu braço direito, suas pernas e seu olho esquerdo. A cirurgia de implantação biônica custou 6 milhões de dólares e lhe permitiu mais força, velocidade de 90 quilômetros por hora e visão ampliada.
Os personagens de destaque eram o diretor da OSI, Oscar Goldman (Richard Anderson), Jamie Sommers (Lindsay Wagner) e o Dr. Rudy Wells (Allan Oppenheimer, nas duas primeiras temporadas e Martin E. Brooks).
Na abertura foram usados fotogramas originais da NASA de um acidente com o piloto Bruce Peterson em 1967.




Homem Invisível (1975)


A série conta a história do Dr. Daniel Westin (David McCallum), um cientista que trabalha para um grupo de pesquisas do governo, a Corporação KLAE, onde consegue criar uma fórmula para a invisibilidade e faz um teste em si mesmo. O cientista descobre que o governo quer usar a fórmula para fins bélicos e a destrói. Westin torna-se um agente da KLAE para lutar contra o crime. Como não existe uma fórmula para torná-lo visível, ele usa luvas e máscaras realísticas e volta a trabalhar no laboratório junto com sua esposa Kate (Melinda Fee) para tentar redescobrir a fórmula.

Nenhum comentário: