sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Séries que marcaram época (1-4)

“A Feiticeira” (1964 – 1972)


O dia-a-dia de uma família de classe média norte-americana é retratada na série que conta a história de Samantha (Elizabeth Montgomery), de seu marido, o publicitário Darrin (Dick York) pais de Tabatha e Adam. Até aí tudo normal, se Samantha não fosse uma poderosa feiticeira que decidiu se casar com um mortal e não fazer usar seus poderes.
Muitas confusões são provocadas pela família de bruxos, especialmente por sua mãe, Endora (Agnes Moorehead), que não se dá muito bem com Darrin. Para desfazer os feitiços lançados por sua mãe, Samantha sempre mexe o nariz e resolve os problemas na maioria cômicos.
No Brasil, o nome de Darrin foi trocado por James, por ser de fácil pronúncia. Dick York viveu Darrin de 1964 à 1969, e Dick Sargent, de 1969 à 1972.
Outros personagens de grande importância na série são: o pai de Samantha, Morrissey (Maurice Evans), Tia Clara (Marion Lorne), Tio Arthur (Paul Lynde), o patrão de Darrin, Larry Tate (David White), os vizinhos Gladys e Abner Kravitz (Alice Pearce e George Tobias), o médico especial dos feiticeiros, Dr. Bombay (Bernard Fox).
Na série Elizabeth Montgomery também viveu a prima de Samantha, Serena.




“Jeannie é um Gênio” (1965 – 1970)


O piloto da Força Aérea Americana e futuro astronauta da NASA, Capitão Anthony Nelson (Larry Hagman), cai numa ilha e encontra uma garrafa. Ao abri-la descobre que lá mora um gênio com incríveis poderes, Jeannie (Barbara Eden). A moça se apaixona pelo capitão que a liberta da garrafa e a leva para os Estados Unidos. Lá ela promove tumultos nas vidas de Nelson e de seu psiquiatra, o Dr. Bellows (Hayden Rorke), que tenta descobrir o porquê das coisas estranhas que acontecem quando Nelson está por perto e sempre é convencido de que é o louco da história.
O atrapalhado major Roger Healey (Bill Daily) é o melhor amigo de Nelson e acaba descobrindo o segredo quando tenta namorar Jeannie. O major tenta aproveitar os poderes do gênio para conquistar as mulheres e se mantém fiel a Nelson, guardando o segredo e o ajudando a sair das confusões causadas por Jeannie.
O casamento de Nelson, que é promovido a major, com Jeannie é apontado como a causa do término da série.




James West


Exibida no Brasil em 1967, 1968, 1971 e 1984, a série western mostrava as aventuras de James West (Robert Conrad) e seu inseparável companheiro, Artemus Gordon (Ross Martin) que fazia seu arsenal e era o mestre dos disfarces, nas missões a serviço do governo americano em meio ao faroeste. As armas de West eram escondidas em suas roupas como o revólver que saía da manga de sua camisa, além das chaves e bombas que estavam no falso salto de seu sapato.
A série surgiu quando o produtor Michael Garrison, observando o sucesso de “007 Contra Goldfinger”, pensou em misturar uma espécie de James Bond em cima de um cavalo, ou seja, espionagem com faroeste.




Havaí 5-0 (1968 – 1980)


O seriado policial se passa em Honolulu, no Havaí, onde ondas de violência precisam ser combatidas por uma divisão de elite da polícia. Indicado pelo governador Paul Jamenson (Richard Denning), o oficial da Marinha, Steve McGarret (Jack Lord), lidera a Havaí 5-0, equipe policial do governo que luta para combater revolucionários, sabotadores, justiceiros e o principal vilão da série, o oficial de inteligência chinês Wo Fat (Khigh Dheigh), que até o último episódio da série não foi capturado. A equipe 5-0 é composta pelo oficial do departamento de polícia de Honolulu, Duke Lukela (Herman Wedemeyer), Danny Williams (James MacArthur), Chin ho Kelly (Kam Fong) e Kono Kalakaua (Zulu), que foi substituído por Ben Kokua (Al Harrington).

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro de todos! Muito bom!!