terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gripe suína: Vacinação no Brasil começa em março

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (26) o Ministério da Saúde apresentou o programa nacional de combate a segunda onda da gripe A no Brasil. A estratégia do ministério é comprar 83 milhões de doses da vacina compra o vírus da gripe suína, Influenza (H1N1), para imunizar a partir de março a população brasileira.
O calendário da vacinação foi dividido e seis grupos: trabalhadores de saúde, grávidas em qualquer período de gestação, indígenas, pessoas com doenças crônicas [obesidade mórbida, doenças respiratórias, cardíacas, imunodeprimidos, diabetes e doenças hepáticas, renais e hematológicas], crianças saudáveis de seis meses à dois anos de idade, e adultos saudáveis entre 20 e 29 anos. A vacinação não é recomendada para as pessoas que não estiverem incluídas nestes grupos.
Trabalhadores ligados à saúde e os envolvidos na resposta à pandemia e indígenas serão vacinados entre os dias 8 e 19 março. A segunda etapa da vacinação acontece entre os dias 22 de março e 21 de maio para gestantes. Crianças de seis meses a dois anos de idade e doentes crônicos serão vacinados entre os dias 22 de março e 2 de abril. As pessoas com idades entre 20 e 29 anos serão vacinados entre os dias 5 e 23 de abril. A última etapa é a imunização de idosos com mais de 60 anos e a população com doenças crônicas. A vacinação deste grupo acontece entre os dias 24 de abril e 7 de maio.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação não tem como objetivo evitar a disseminação do vírus Influenza (H1N1), mas sim reduzir o número de casos graves e óbitos. Os estados receberão um número de doses proporcional à população incluída nos grupos prioritários. O repasse das vacinas aos municípios será feito pelas secretarias estaduais de saúde que junto com as secretarias municipais deverão decidir os locais para a imunização.
No Brasil foram registrados 39.679 casos de gripe suína e 1.705 mortes, segundo o ministério.

Nenhum comentário: