sábado, 9 de janeiro de 2010

Escolas de Samba do Rio de Janeiro (2-3)

SALGUEIRO


Cores: Vermelha e Branca
Presidente: Regina Celi Fernandes Duran
Carnavalesco: Renato Lage
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Ronaldinho e Gleice Simpatia
Intérprete: Quinho
Rainha de Bateria: Viviane Araújo

Samba: “Histórias Sem Fim”
(Josemar Manfredini, Brasil do Quintal, Jassa, Betinho do Ponto, Fernando Magaça)

Uma história de amor
Sem ponto final
"Academia do samba" é salgueiro
No "livro do meu carnaval"

Sonhei... No infinito das histórias
Iluminando a memória, me encantei
Brilhou... Realidade e fantasia
como nunca imaginei
Na arte do saber um novo amanhecer
Divina criação, primeira impressão
O livro sagrado da vida
Virtude pra eternidade
A leitura estimulando
A mente da humanidade

Eu viajei nessa magia
De alma e coração
Na fonte da sabedoria
Busquei a minha inspiração

Páginas descrevendo pensamentos
Clássicos, ideais e sentimentos
Romance e aventura
Quanta riqueza na nossa literatura
O faz de conta inocente da criança
Ficou guardado na lembrança
Mistérios, suspense e emoção ô, ô, ô
É o hábito de ler, folheando com prazer
Muito além de uma visão
Mensagem de esperança
Clareando a imaginação




BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS


Cores: Azul e Branca
Presidente: Farid Abrão David e Aniz Abrão David
Carnavalesco: Alexandre Louzada, Fran-Sérgio, Laíla, e Ubiratan Silva
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Claudinho e Selmynha Sorriso
Intérprete: Neguinho da Beija-Flor
Rainha de Bateria: Rayssa de Oliveira

Samba: “Brilhante ao sol do novo mundo, Brasília do sonho à realidade, a capital da esperança”
(Picolé da Beija Flor, Serginho Sumaré, Samir Trindade, Serginho Aguiar, Dilson Marimba, André do Cavaco)

Sou candango, calango e Beija-Flor!
Traçando o destino ainda criança
A luz da alvorada anuncia!
Brasília capital da esperança

Dádivas o Criador concedeu
Fez brotar num sonho divinal o mais precioso cristal
Lágrimas, fascinante foi a ira de Tupã
Diz a lenda que o mito Goyás nasceu
O brilho em Jaci vem do olhar
Pra sempre refletido em suas águas
A força que fluiu desse amor é Paranoá... Paranoá
Óh! Deus sol em sua devoção
Ergueu-se no Egito fonte de inspiração
Pássaro sagrado voa no infinito azul
Abre as asas bordando o Cerrado de Norte a Sul

Ah! Terra tão rica é o sertão
Rasga o coração da mata desbravador!
Finca a bandeira nesse chão
Pra desabrochar a linda flor

No coração do Brasil, o afã de quem viu um novo amanhã
Revolta, insurreições, coroas e brasões
Batismo num clamor de liberdade!
Segue a missão a caravana em jornada
Enfim a natureza em sua essência revelada
Firmando o desejo de realizar
A flor desabrochou nas mãos de JK
A miscigenação se fez raiz
Com sangue e o suor deste país
Vem ver... A arte do mestre num traço um poema
Nossa Capital vem ver ...
Legião de artistas, caldeirão cultural!
Orgulho, patrimônio mundial




MOCIDADE INDEPENDENTE


Cores: Verde e Branca
Presidente: Paulo Vianna
Carnavalesco: Cid Carvalho
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Fabrício Pires e Cristiane Caldas
Intérprete: David do Pandeiro
Rainha de Bateria: Thatiana Pagung
Madrinha de Bateria: Elza Soares

Samba: “Do paraíso de Deus ao paraíso da loucura, cada um sabe o que procura”
(J. Giovanni, Zé Glória e Hugo Reis)

Meu coração vai disparar, sair pela boca
Não dá pra segurar, paixão muito louca
Luz independente me leva pro céu
Sou Mocidade, sou Padre Miguel

Eu voltei meu Éden
Paraíso de verdade
Serpente chega pra lá
Hoje eu quero é sambar com a Mocidade
O mal que você me causou
Pra que me infernizar
Chega de guerra e miséria
Sem trégua, nem légua
A idade média a se transformar

Entre lendas e mistérios Preste João me inspirou a navegar
O bandeirante cobiçou
E o índio me levou ao eldorado de além-mar

Tudo o que eu puder sonhar
Vou realizar agora e sempre
E se tentar me taxar
Mando depositar em outro continente
Do éden ao paraíso da loucura
Ninguém sabe quanto é o que se procura
Hoje o povo quer felicidade
No paraíso da igualdade e liberdade
Estrela faz o meu sonho mais real
Sacode a Sapucaí
É carnaval




PORTO DA PEDRA


Cores: Vermelha e Branca
Presidente: Uberlan Jorge de Oliveira
Carnavalesco: Paulo Menezes
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Diego Falcão e Alessandra Bessa
Intérprete: Luizinho Andanças
Rainha de Bateria: Valesca Santos

Samba: “Com que roupa… Eu vou? Pro samba que você me convidou?”
(Bira, Porkinho, Heitor Costa)

Porto da Pedra eu sou
Eu sou o amor desta cidade!
Pro samba que você me convidou
Eu vou vestir felicidade

Sonhar o figurino do artista
Acreditar nesta conquista, pra vaidade cultivar
Há muito tempo o homem deu no couro,
Encontrou esse tesouro,
De roupa resolveu chamar.
Mas eis que o objeto do desejo
Na magia do lampejo, se aproximou de Deus
O tempo é uma roda que não para,
Quando a razão se fez mais clara,
A humanidade renasceu

Eu sei que a arte caminhou
Modéstia à parte encontrou
Na moda a luz da emoção,
Em cada estilo uma expressão

Sou o cortesão da minha arte,
Eu sou o rococó dessa folia
Ao vestir simplicidade,
O novo mundo inicia
Mudar o visual em cada estação
Modelo, sonho, nova coleção
Ao desfilar o carnaval
Na passarela brasilidade
Beleza é fundamental, perdoe a sinceridade

Nenhum comentário: