sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Escolas de Samba do Rio de Janeiro (1-3)

PORTELA


Cores: Azul e Branca
Presidente: Nilo Figueiredo
Carnavalesco: Alex de Oliveira e Amauri Santos
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Rogério Dornelles e Lucinha Nobre
Intérprete: Gilsinho
Rainha de Bateria: Juliana Portela

Samba: “Derrubando fronteiras, conquistando a liberdade, o Rio de paz em estado de graça”
(Ciraninho, Rafael dos Santos, Diogo Nogueira, Naldo, Junior Escafura)

Minha águia guerreira
Vai voar... Viajar!
Pousar no sonho de ganhar o carnaval
E conquistar o mundo virtual!

Portela segue os passos da evolução... Liberdade!
Num clique deleta barreiras
Deleta fronteiras da realidade
Desperta o bem social
Acessa o amor digital
Faz da criança um cidadão
Positivo pra nação
Na rede nossas vidas vão se transformar
Do ventre mais um ser nascerá
O dia de graça que o “mestre” cantou
Já raiou!

O meu pavilhão é minha paixão!
A luz da ciência é ela...
É samba, é jaqueira que não vai tombar
Sou Portela!

Mãos unidas pela inclusão
Povos, raças em comunhão
Vai meu verso ao mundo ensinar
É preciso navegar!
Brilhou no céu mais um sinal
Cruzando o espaço sideral
Portela... Portal cultural de um país
Um “link” com a nossa raiz
Rainha da passarela
Revela um Rio de paz pra viver
A senha de um amanhecer
Mais feliz




GRANDE RIO


Cores: Vermelha, Verde e Branca
Presidente: Hélio Ribeiro de Oliveira e Jaider Soares
Carnavalesco: Cahê Rodrigues
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Sidcley e Squel
Intérprete: Wantuir
Rainha de Bateria: Paola Oliveira

Samba: “Das Arquibancadas ao Camarote Nº1 Um "Grande Rio" de Emoção Na Apoteose do Seu Coração”
(Barbeirinho, Mingau, G. Martins, Arlindo Cruz, Emerson Dias, Levi Dutra, Carlos Sena, Chico da Vila, Da Lua, Isaac, Rafael Ribeiro, Juarez Pantoja)

Grande Rio, eu sou guerreiro
Sou brasileiro e faço meu ziriguidum
Vibra arquibancada, explode
O camarote nº1

Amor é hora, não demora
A minha energia vai contagiar
O yayá é o samba que manda na minha cidade
E no despertar de um folião
Tenho o esplendor de um barracão
Onde o sonho vira realidade
Num simples toque das mãos
Depois de um vendaval de alegria
Minha fantasia pra lá de suada
Lágrimas sorrisos fazem parte desse visual
De um paraíso de beleza sem igual
Ai que emoção!

Meu coração vai a mil
Quando a sirene tocar
A passarela tremer o homem pode voar
De ratos e urubus veio a transformação
Quero mais que nota 30 pro talento do João

No Ita salgueirando lá vou eu
Ouvindo a sereia cantar
Festa da raça, kizomba a liberdade no ar
Daqui pra lá, de lá pra cá de Braguinha
Fez o mundo inteiro delirar
No templo dos bambas, raízes do samba
A arte se consolidou, saudade
Da linda voz que se calou, eu sou cantor! Eu sou cantor!
No seu protesto, nunca foi puxador...
Será que no terceiro milênio haverá
Festa cigana na avenida
O amanhã como será? DNA, princípio da vida
O sambista com sorriso divinal
Na apoteose do planeta carnaval




VILA ISABEL


Cores: Branca e Azul
Presidente: Wilson Vieira Alves (Moisés)
Carnavalesco: Alex de Souza
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Julinho e Rute
Intérprete: Tinga
Rainha de Bateria: Gracyanne Barbosa

Samba: “Noel: A presença do poeta da Vila”
(Martinho da Vila)

Se um dia na orgia me chamassem
Com saudades perguntassem
Por onde anda Noel
Com toda minha fé responderia
Vaga na noite e no dia
Vive na terra e no céu
Seu sambas muito curti
Com a cabeça ao léu
Sua presença senti
No ar de Vila Isabel
Com o sedutor não bebi
Nem fui com ele ao bordel
Mas sei que está presente
Com a gente nesse laurel

Veio ao planeta com os auspícios de um cometa
Naquele ano da Revolta da Chibata
A sua vida foi de notas musicais
Seus lindos sambas animavam carnavais
Brincava em blocos com boêmios e mulatas
Subia morros sem preconceito sociais

Foi um grande chororô
Quando o gênio descansou
Todo o samba lamentou
Ô ô ô
Que enorme dissabor
Foi-se o nosso professor
A Lindaura soluçou
E a dama do cabaré não dançou

Fez a passagem pro espaço sideral
Mas está vivo neste nosso carnaval
Também presentes Cartola
Araci e os tangarás
Lamartine, Ismael e outros mais
E a fantasia que se usa
Pra sambar com o menestrel
Tem a energia da nossa Vila Isabel




MANGUEIRA


Cores: Verde e Rosa
Presidente: Ivo Meirelles e Roberto Paulino
Carnavalesco: Jayme Cesário e Jorge Caribé
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Raphael Rodrigues e Marcella Alves
Intérprete: Luizito, Zé Paulo Sierra e Rychahs
Rainha de Bateria: Renata Santos

Samba: “Mangueira é Música do Brasil”
(Renan Brandão, Machado, Paulinho Bandolim, Rodrigo Carioca)

Meu coração é verde e rosa
Descendo o morro, eu vou
A música, alegria do povo
Chegou, a Mangueira chegou

“Vai passar”
Nessa avenida mais um samba popular
Mangueira até parece um céu no chão
É música vestida de emoção
Com notas e acordes refletiu
Em suas cores o orgulho do Brasil
Nas ondas do rádio,
De Norte a Sul viajei
No sonho dourado embarquei
Parece magia!
Vai minha inspiração
Num doce balanço a caminho do mar
Vem me trazer a canção
Pro mundo se encantar

Tantas emoções na verde-e-rosa
Brilham as estrelas imortais
Bate outra vez uma saudade
Lembro dos antigos festivais

Um verso me levou
Do rock à jovem guarda
Fui caminhando e cantando ao luar
Com a tropicália no olhar
Atrás do trio eu quero ver
O baile começar e a noite adormecer
O sol nascerá, as cortinas irão se fechar
Folhas secas virão e o show vai continuar

Nenhum comentário: